Gerontolescência

Visão provocativa de Alexandre Kalache no TEDxUFRJ:“Você vai viver 30 anos mais do que seus avós. E daí?”
O público do TEDxUFRJ ficou muito impressionado com a constatação de que viverão mais tempo do que seus idosos avós. Para completar o espanto, quando convidados por Alexandre Kalache a fecharem os olhos e imaginarem o que estarão fazendo no dia de seu aniversário de 85 anos, vários jovens manifestaram surpresa com a perspectiva de chegarem a ter toda essa idade. O TEDxUFRJ foi realizado no dia 18 de dezembro, de 09h30 às 18h30, no auditório da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia (COPPE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A dedicação a “ideias que merecem ser espalhadas” norteia os eventos da linha TEDx na escolha de participantes reconhecidos por suas contribuições à sociedade, em diversas áreas de atividade. O TEDx é um evento da franquia “TED”, originada há 25 anos na Califórnia, Estados Unidos, como uma conferência de quatro dias, posteriormente formalizada como uma organização sem fins lucrativos, gestora da marca. A letra “x” adicionada à sigla TED, do nome original – Technology, Education and Design – identifica um evento organizado de forma independente, mas produzido de acordo com o modelo TED. O conteúdo de cada evento TEDx é único, mas todos os TEDx têm algumas coisas em comum. As iniciativas TEDx objetivam proporcionar a comunidades, organizações e indivíduos a oportunidade de estimular o diálogo através de experiências locais no estilo do TED.

A palestra de Kalache teve como premissa a urgência de que a sociedade se prepare para as especificidades que surgem com a longevidade e instigou cada um a refletir sobre como vem se preparando. Relembrou os feitos das gerações nascidas no período pós Segunda Guerra Mundial, os baby boomers (da época da “explosão” de nascimentos), que revolucionaram costumes e artes, mudaram culturas e promoveram grandes avanços tecnológicos, no Brasil e no mundo. Entre as transformações, Kalache destacou a consolidação do termo “adolescência”, visando nomear a transição da infância para a vida adulta e atribuir sentido social a essa fase da vida. A adolescência foi incorporada ao cotidiano das sociedades e era compatível com a expectativa de vida de 43 anos.

Alexandre Kalache chamou a atenção para que os 30 anos a mais que as gerações atuais irão viver podem não ser 30 anos mais de “velhice”, como concebida no século XIX, quando os idosos se tornavam inativos e, em decorrência, morriam logo após a aposentadoria. Considerando-se “aposentadoria” como a ida para um “aposento”, a retirada da vida ativa e o isolamento social.

Expôs, então, a noção de “curso de vida”, que demonstra o desenvolvimento da capacidade funcional humana – crescente ao longo da infância, da adolescência e da vida adulta e declinante na velhice. A análise do curso de vida é indicativa da emergência de uma nova transição: da vida adulta para uma velhice ativa, com redução do ângulo descendente da curva de declínio.

A essa transição Kalache chama de gerontolescência. Enquanto a adolescência dura cerca de quatro ou cinco anos, a gerontolescência dura 20, 30 anos ou mais. E é para essa fase que todos precisam se preparar, pela adoção de mudanças na sociedade que alterem o formato do curso de vida, pela redistribuição das atividades de aprendizagem e trabalho ao longo de toda vida e pela criação de oportunidades que ofereçam qualidade de vida.

Muito aplaudido e ovacionado, Alexandre Kalache ouviu de um palestrante, ex-aluno da UFRJ, de 25 anos: “Sua palestra mudou minha vida”.
A gravação do evento estará disponível em vídeo no site http://www.tedxufrj.com.br/

O médico gerontologista Alexandre Kalache é presidente do International Longevity Center – ILC-Brazil (Centro Internacional de Longevidade), parceiro do Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe), vinculado ao Instituto Vital Brazil, no Rio de Janeiro. O ILC-Brazil é uma organização filiada à rede global de International Longevity Centers (Global Alliance of ILCs).

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s